segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Smilodon ou Tigre Dente de Sabre

O Smilodon, chamado tigre dente de sabre, embora não seja um tigre e nem tenha dentes de sabre (seus dentes eram versões grandes de dentes caninos), foi um gênero contendo 3 espécies, entre a maior delas o Smilodon populator, que era o felino mais pesado e o segundo maior, depois do leão americano. Ele tinha como caracteristicas mais relevantes o seu enorme dente e sua pequena cauda. A primeira espécie de Smilodon foi o Smilodon gracilis, que surgiu há aproximadamente 2,5 milhões de anos atrás. O Smilodon gracilis foi o provável ancestral das outras espécies de Smilodons.

As três espécies de Smilodons possuíam tamanhos e pesos variados. O Smilodon gracilis pesava entre 55 e 100 kg; o Smilodon fatalis entre 130 e 280 kg e tinha 1 m de altura no ombro; o Smilodon populator entre 360 e 470 kg chegando a 2,6 m de comprimento, mais de 1,2 m de altura no ombro e sua cauda podia alcançar 30 cm.

Desenho de um crâneo de um Smilodon fatalis
   













                                               

Desenho de um Smilodon populator

  
















       
A extinção do Smilodon ocorreu há aproximadamente 10 mil anos atrás e pode ter ocorrido devido a mudanças da temperatura no fim da Era Glacial. Nessa época vários mamíferos grandes foram extintos e o Smilodon não pode se adaptar a caçar presas menores, pois era pesado e as presas mais rápidas. Outra hipótese que pode ter levado à sua extinção foi a concorrência com o homem que, quando chegou às américas, passou a exterminar as suas presas.